Polipsicologia

Psicologia & Gestão de Pessoas
 

Psicoterapia

Apesar das crenças da sociedade terem sido muito retorcidas sobre o tratamento da psique dos clientes, atualmente vêem já sendo diferente; a psicologia é um acompanhamento para o trabalho de transformação profunda, onde à primeira vista, pode parecer oneroso, em termos de tempo e dinheiro; mas segundo pesquisas informam que os índices de consumo de medicamentos e internações diminuem.
Há diversas escolas na Psicologia, a psicoterapia Sistêmica é onde o foco do tratamento não esta apenas no indivíduo, mas sim dentro do contexto que ele pertence, sempre observando a forma de relacionamento, de interação com o meio ambiente.
Observa-se os comportamentos que o cliente formou ao longo do tempo, padrões constantes e repetitivos que funcionam para equilibrar o sistema e permitem que ele evolua ou não de um estágio de desenvolvimento para o outro.

As escolhas das sessões, o tempo, a dinâmica e a forma de desenvolvimento de cada encontro são sempre definidos conjuntamente. Pode ser apresentado nas sessões em alguns momentos e dependendo da demanda ( queixa) do cliente a necessidade de encaminhamentos para outros profissionais e também casos onde o acompanhamento de familiares se torna significativo para uma melhora comportamental.

Alguns tipos de psicoterapia, conforme as necessidades e os problemas:

O que é a Psicoterapia?

A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da personalidade. É um recurso utilizado para lidar com as dificuldades pessoais, em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir. Sejam eles crises pessoais, conflitos conjugais e ou familiares, transtornos, distúrbios, mudanças de ciclo de vida.

Funciona através de diálogos construtivos, criando formação de vínculo entre o cliente e o terapeuta, oferecendo desta forma uma oportunidade de compreensão e transformação do problema apresentado. Reestabelecer o processo da queixa apresentada, através da reflexão, psicoeducação e técnicas sempre visando o lado da existência humana dentro de suas dimensões psíquica, orgânica e social.

Como é o tratamento?

Atualmente através de um tratamento focado no sintoma apresentado pelo paciente, mas não somente na sua priorização e sim na mudança e construção de novas formas de aprendizagem e novos padrões de relação. O tempo do processo terapêutico pode ser reduzido e ter um resultado significativo entre 3 a 12 meses, porém sempre dentro das sessões será observando como o problema se apresenta, permitindo muitas vezes recontratos dentro do trabalho terapêutico.

É mais do que um acompanhamento de escuta e ajuda, é um momento significativo onde vários clientes no decorrer do processo observam como é possível transformar sua visão,  enxergando e enfrentando determinadas situações antes impossíveis diante de sua conduta.

Algumas dificuldades que levam uma pessoa a procurar um psicólogo:

1) Crianças
Podem apresentar comportamentos diferentes dos habituais que preocupam os pais como:

2) Adolescentes

Grandes mudanças, fase de experimentação e descobertas, pode existir dificuldades no relacionamento entre o adolescente e a família, a escola e até mesmo os amigos, ocasionando problemas como:

3) Adultos

Necessidade de dar atenção ao processo pessoal, algumas das razões da procura:

4) Casal

Não é uma terapia recomendada em qualquer caso, porém fica clara sua indicação em situações como:

5) Família

Por necessidade de uma melhora na interação do sistema familiar que por algumas razões encontra-se com sua dinâmica comprometida:

Convênios:
- OAB PR
- PARANÁ CLÍNICAS PLANOS DE SAÚDE
Rua Recife, 183, (Clínica Conceptus) Cabral. CEP 82.510-020 - Curitiba/PR - Fone (41) 9615-9335 - isabela@polipsicologia.com.br
Desenvolvedor: In Company