Polipsicologia

Psicologia & Gestão de Pessoas
 

A importância da diversão na sua vida

Vários dos problemas de saúde hoje estudados pela medicina têm íntima relação com o estresse. O desgaste a que pessoas são submetidas nos ambientes e nas relações é fator dos mais significativos na determinação de doenças.

Dentro desse contexto, a diversão e a descontração tornam-se cada vez mais importantes no combate ao estresse mental, físico e psicológico.

Diversão é um mecanismo biológico. É o ato de desviar qualquer coisa de seu curso natural. Quando a concentração de esforço em qualquer parte do corpo ou na mente é muito intensa, certas diversões podem ser eficazes, como por exemplo: esportes, dança, musica, leitura, viagens, etc. São atividades que promovem a desconcentração de nossos esforços, que sempre nos auxiliam a restabelecer o equilíbrio, reduzindo o estresse.

Você pode não acreditar, mas os registros de medicina estão repletos de estudos descrevendo a produção de úlceras, hipertensão, artritismo, e diversos outros males, desenvolvidos pela preocupação, crônica em relação a problemas de ordem moral ou econômica. E nada afasta tão eficazmente pensamentos desagradáveis quanto a concentração em pensamentos agradáveis.

Se divertir nada mais é do que você manifestar sua vitalidade através de canais especiais e no ritmo especial que a natureza lhe estabeleceu. A diversão pode ser a melhor solução para uma pessoa que se sente geralmente exausta, tanto física como mentalmente.

São muitas as formas pelas quais você pode se divertir. Para isso, é importante que você esteja sempre em busca de novas conquistas, novos prazeres e, principalmente, não depositar em outra pessoa a razão de sua diversão. Afinal de contas, a diversão depende única e exclusivamente de sua própria vontade.

Não existe segredo, convites, lugar certo nem hora marcada, a diversão simplesmente acontece. E também não há forma para explicar a diversão. Há, sim o desejo, a vontade, qualquer coisa que lhe faça pensar, agir, acreditar em se divertir.

DICAS PARA SE DIVERTIR

LEITURA
Além de ser muito bom para se manter atualizado, ler é um excelente exercício para a memória e um ótimo passatempo. O leitor se transporta para um universo todo novo, conhece tipos diferentes e sempre aprende alguma coisa nova.

MÚSICA
A música é uma grande fonte de descontração. Você pode ouvir as suas canções preferidas e ainda pode se aventurar tentando tocar algum instrumento ou cantar. A prática de um instrumento apura os ouvidos, aumenta a sensibilidade e a coordenação motora, além de ser um ótimo pretexto para organizar festas e reunir os amigos. Conhecer os novos ritmos, sucessos e cantores é um jeito de continuar `antenado` com as novidades.

FILMES E PEÇAS TEATRAIS
Assistir peças ou ir ao cinema é, sem dúvida, uma grande diversão. Transporta o espectador para um mundo diferente do seu. Faz sonhar, se emocionar. Chamar os amigos em torno de uma sessão de vídeo em casa ou ir com eles ao cinema é uma boa opção.

JOGOS
Vá ver seu time do coração jogar, tire aquele jogo de tabuleiro do armário, jogue cartas com os amigos. Além de se tratar de uma diversão indispensável á saúde física, emocional e intelectual, os jogos podem proporcionar um desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

DANÇA
Uma das atividades que mais crescem hoje em dia é a dança. Os ritmos animados e os movimentos compassados trazem diversos benefícios ao corpo e à mente. A dança estimula a criatividade e fortalece a autoconfiança.

PASSEIOS AO AR LIVRE
Caminhadas matinais são sempre uma excelente opção de lazer. Além de não custar nada, é saudável e prazeroso. Acrescentar a isso exercícios de alongamento enriquecerá ainda mais a caminhada. Ao mesmo tempo, você estará se exercitando e ampliando o contato com outras pessoas.

TURISMO
Viajar sempre foi fonte de imenso prazer e distração. Seja para conhecer lugares há muito sonhados, voltar a um lugar que um dia passou e gostou, ou até mesmo conhecer melhor a cidade onde mora. Seja qual for o seu gosto, com certeza existem diversos destinos para que você vivencie bons momentos e se divirta á vontade.

Isabela Tostes Poli
CRP Nº 08/10560

Voltar

Rua Recife, 183, (Clínica Conceptus) Cabral. CEP 82.510-020 - Curitiba/PR - Fone (41) 9615-9335 - isabela@polipsicologia.com.br
Desenvolvedor: In Company